Parlamento aprova simplificação do acesso aos sistemas de autoconsumo a partir da energia solar e programa solidário
energia

Parlamento aprova simplificação do acesso aos sistemas de autoconsumo a partir da energia solar e programa solidário

O Parlamento aprovou esta sexta-feira a aposta na simplificação do esquema de venda de energia excedente produzida para autoconsumo a partir de fontes de energia renovável e a criação do programa solidário “Sol para todos”, com vista a viabilizar a transmissão de excedentes de energia de forma solidária para famílias vulneráveis. Esta foi uma iniciativa do Pessoas-Animais-Natureza (PAN).

 “Este tipo de sistema de autoconsumo constitui uma importante alternativa para as pessoas e empresas que pretendam produzir e consumir a sua própria energia de origem renovável, com elevados benefícios ambientais e sociais, nomeadamente ao nível da redução da fatura energética”, destaca Inês de Sousa Real, porta-voz e deputada do PAN.

Para além da simplificação de procedimentos, na iniciativa ora aprovada o PAN propõe ainda a criação do programa “Sol para todos”, em cujo âmbito a energia excedentária, resultante da produção de sistemas de autoconsumo a partir de fontes de energia renovável, poderá ser investida de forma solidária, mediante a transmissão desse excedente de forma gratuita para famílias vulneráveis, mais concretamente para famílias que vivam em situação de pobreza energética, com a consequente previsão de benefícios para os microprodutores aderentes. A iniciativa prevê ainda a criação de incentivos às comunidades de energia renovável, nomeada, mas não exclusivamente, às cooperativas de energia renovável, através das quais poderão ser escoados os referidos excedentes. 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.