Parlamento Europeu recomenda metas vinculativas para melhorar resiliência hídrica da UE
água

Parlamento Europeu recomenda metas vinculativas para melhorar resiliência hídrica da UE

O Parlamento Europeu aprovou um conjunto de recomendações para a futura Estratégia Europeia de Resiliência Hídrica, iniciativa que a Comissão Europeia deverá apresentar até ao verão. O relatório, adotado com 470 votos a favor, 81 contra e 92 abstenções, defende uma abordagem abrangente e eficaz na gestão dos recursos hídricos da União Europeia. A informação foi divulgada esta quarta-feira, através de um comunicado de imprensa do Parlamento Europeu.

Os eurodeputados propõem, assim, metas específicas para aumentar a eficiência no uso da água e melhorar a captação de recursos hídricos, tanto superficiais como subterrâneos, com base em avaliações de risco. O relatório destaca ainda a necessidade de combater a poluição provocada por substâncias como microplásticos, produtos farmacêuticos e os chamados “produtos químicos eternos” (PFAS), cuja eliminação completa é defendida "sempre que existam alternativas seguras".

Em matéria de financiamento, o Parlamento solicita à Comissão Europeia a criação de mecanismos específicos, integrados nos fundos já existentes, para apoiar projetos de modernização de infraestruturas, soluções baseadas na natureza e tecnologias digitais, como sistemas de deteção de fugas em tempo real e irrigação inteligente. A cibersegurança e a recolha de dados são também apontadas como áreas críticas.

O documento destaca ainda os impactos crescentes das alterações climáticas e do uso excessivo da água na Europa. Segundo a Agência Europeia do Ambiente, o stress hídrico afeta anualmente 20% do território da UE e 30% da sua população. Apenas 39,5% das águas superficiais e 26,8% das águas analisadas cumprem os critérios ecológicos e químicos exigidos pela legislação europeia.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.