
Portugal assume liderança do Foro Iberoamericano em reunião realizada em Lima
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) tomou posse da presidência do Foro Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos e Nucleares para o período 2025-2026, numa reunião que decorreu nos dias 17 e 18 de julho, na cidade de Lima, Peru, revelou a própria APA.
Durante a sua presidência, Portugal irá apostar em três objetivos principais: intensificar a cooperação técnica na região, fortalecer a coesão institucional e estratégica entre os membros do foro, e ampliar a projeção externa da organização, fomentando relações com outras redes regionais e entidades internacionais.
Este fórum reúne autoridades reguladoras da região ibero-americana com o propósito de fomentar a segurança em matéria radiológica e nuclear, sendo um mecanismo importante para a harmonização das práticas regulatórias adaptadas às diferentes realidades dos países membros, destaca a APA.
O encontro contou com a presença de representantes dos estados participantes, da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) e de outras instituições observadoras. Os trabalhos focaram-se na avaliação dos projetos em andamento, no debate de novas iniciativas técnicas e na definição das linhas estratégicas para o futuro da organização.
Entre 13 e 16 de julho, reuniu-se o comité técnico executivo, composto por especialistas dos países membros, que preparou os documentos para esta plenária, analisando o andamento dos projetos e identificando novas oportunidades de colaboração, em consonância com as metas da nova presidência, esclareceu a APA.
Para a APA, este novo papel reflete o empenho de Portugal em promover uma regulação rigorosa e moderna no domínio da segurança radiológica e nuclear, bem como valorizar a cooperação entre as nações ibero-americanas.