
Projeto europeu acelera bioeconomia com valorização de resíduos orgânicos, Portugal incluído
Bruxelas prepara-se para receber uma iniciativa no panorama da bioeconomia europeia. O evento final do projeto ‘Waste2BioComp’, sob o tema ‘Beyond Waste: Shaping the Future with Bio-Based Materials - Para além dos resíduos: moldar o futuro com materiais de base biológica’, está marcado para 29 de abril às 09h00, no L42 Business Center.
Com um financiamento europeu de 5,86 milhões de euros e a colaboração de 13 parceiros de seis países (Portugal, Alemanha, Espanha, Itália, Suíça e França), o ‘Waste2BioComp’ é uma iniciativa que se dedica à valorização de resíduos orgânicos, convertendo-os em novos produtos de origem biológica com aplicação nos setores têxtil, de calçado e embalagens.
Do programa do evento fazem parte figuras da bioeconomia europeia como Simone Maccaferri (Circular Bio-based Europe Joint Undertaking), Silvia Maltagliati (DG Research & Innovation), Lutz Walter (Textile ETP), Zeljko Pazin (EFFRA - European Factories of the Future Research Association) e Werner Bosmans (DG Environment) , entre outros.
Este encontro marcará também o encerramento do Cluster ‘BIOMATTERS’, que reúne seis projetos inovadores financiados pela União Europeia - entre eles o ‘Waste2BioComp’ - unidos pelo objetivo comum de transformar resíduos em soluções sustentáveis.
O Cluster ‘BIOMATTERS’ representa mais de 32 milhões de euros de investimento europeu e envolve 80 parceiros distribuídos por 18 países. A colaboração entre estes seis projetos tem acelerado a transição para materiais de base biológica, explorando soluções inovadoras em diferentes setores industriais.