
Resialentejo investe 11,8 milhões de euros em 2025
A Resialentejo, empresa intermunicipal de valorização de resíduos, prepara-se para investir 11,8 milhões de euros, até 2025, que se destinam ao cumprimento integral das metas ambientais, definidas no PERSU 2030 (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos).
No âmbito deste plano de investimento, destaque para a construção de uma nova Central de Triagem de Embalagens, que representa uma verba de mais de 5 milhões de euros.
A infraestrutura irá permitir realizar a triagem das embalagens provenientes dos diferentes circuitos de recolha seletiva de materiais, nomeadamente ecopontos, ecocentros e circuitos de recolha seletiva Porta-a-Porta, para que possam ser encaminhadas para reciclagem.
Além desta obra, estão previstos outros investimentos, tais como o incremento da capacidade de tratamento de resíduos indiferenciados, a expansão da rede de ecopontos, a obra de ampliação do Aterro Intermunicipal e intervenções para aumentar a capacidade do canil/gatil que serve os oito municípios do Baixo Alentejo em que a empresa opera.
A aquisição de novos equipamentos e viaturas estão também entre as prioridades da Resialentejo para este ano de 2025.