
Santo Tirso e Trofa são os concelhos com menos perdas de água nas redes de abastecimento
Santo Tirso e Trofa são os municípios, a nível nacional, com as menores perdas de água na rede de abastecimento (8,9%), segundo o mais recente relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). A gestão das redes de abastecimento de água nestes concelhos está entregue à INDAQUA.
A entidade gestora adiantou ainda em comunicado que que alcançou uma média de perdas de “apenas 13,9%, no conjunto das concessões municipais que operou em 2020”, (Fafe, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde).
O relatório da entidade reguladora dá também conta que em Portugal é desperdiçada 28,7% da água que entra nas redes de abastecimento.
“Apesar de ainda não divulgados pela ERSAR, os dados da empresa indicam que a performance de 2021 está também em linha com o ano anterior, com perdas a rondar os 14%”, adianta a INDAQUA.
“Se todo o país tivesse o mesmo nível de desempenho da INDAQUA, poderíamos estar a poupar mais de 120 milhões de m3 de água, o que significaria ter água disponível para abastecer todo o território continental por mais três meses. Este é o exemplo e também o motivo pelo qual a gestão de perdas deve ser uma prioridade em todo o país: existe um real impacto na água disponível para levar até aos consumidores. Por isso, a gestão cuidada dos desperdícios não deve ser apenas uma preocupação de futuro, quando a escassez de água é uma questão que temos já bem presente em todo o território nacional”, explica Pedro Perdigão, CEO do Grupo INDAQUA.