Serviços Municipalizados de Setúbal implementam medidas para reduzir consumo energético
energia

Serviços Municipalizados de Setúbal implementam medidas para reduzir consumo energético

Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) vão implementar um Plano de Racionalização de Consumo de Energia, com o propósito de melhorar o desempenho energético nas várias atividades e serviços.

Em curso está, atualmente, uma campanha de medições de consumo de energia em todos os equipamentos de bombagem dos sistemas de abastecimento, ações que são acompanhadas pela ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

O subsistema (de abastecimento de água) com maior peso no consumo de eletricidade é o de Pinhal Negreiros/Bassaqueira, que assegura o abastecimento a toda a zona de Azeitão (com 37% do total). O consumo de energia verifica-se na elevação da água captada e na bombagem para levar água aos reservatórios próximos dos munícipes, informam os SMS em comunicado.

O consumo de energia para produção de água para consumo totalizou, no primeiro semestre de 2024, 3 392 944 kWh e um gasto de 539.189 euros.

Para reduzir o consumo de energia no abastecimento de água, o Plano de Racionalização de Consumo de Energia tem já identificadas quatro medidas: instalação de sistemas fotovoltaicos para autoconsumo, substituição de motores por outros de elevado rendimento energético, instalação de variadores eletrónicos de velocidade e implementação de um sistema de gestão de energia.

Com a aplicação das medidas de melhoria, os SMS apontam para uma redução anual de energia de mais de 500 mil kWh, a qual se converte numa poupança anual superior a 93 mil euros.

O Plano de Racionalização de Consumo de Energia dos SMS, elaborado com o apoio da ENA, deverá ser apresentado até ao final do ano à Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) para aprovação.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.