Tratolixo aumenta produção total de resíduos em 2024 com crescimento da recolha de biorresíduos
resíduos

Tratolixo aumenta produção total de resíduos em 2024 com crescimento da recolha de biorresíduos

Em 2024, a quantidade total de resíduos recolhidos no Sistema AMTRES - Associação de Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra cifrou-se nas 478.118,44 toneladas, tendo assim registado um crescimento de 4,72% (+ 22.260 toneladas), em relação a 2023. Para tal contribuiu em grande parte o acréscimo registado na recolha de biorresíduos em quase 17% (+10.369 toneladas), informa a Tratolixo, em comunicado.

O resultado observado nos biorresíduos deveu-se, em simultâneo, ao aumento registado na recolha de resíduos verdes (+ 5.235 toneladas e + 10,34%) e ao aumento de 48,65% (+5.133 toneladas) verificado na recolha de resíduos alimentares, como consequência do desenvolvimento muito positivo do projeto de recolha seletiva de biorresíduos nos municípios da área de intervenção da Tratolixo.

Recorde-se que a recolha seletiva de biorresíduos iniciada no Sistema AMTRES permitiu antecipar a recolha legalmente obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2024, sendo que o modelo de recolha escolhido - saco verde depositado na contentorização habitual de resíduos indiferenciados existente na via pública - apresentou no final de 2024 uma adesão de cerca de 45% da população dos concelhos de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra e mais de 4.900 toneladas recolhidas, o que representa um crescimento superior a 25% face a 2023.

"A recuperação da fração orgânica dos resíduos urbanos biodegradáveis com a produção de composto, é uma das apostas que permitiu capacitar a Tratolixo, para tratar a totalidade de biorresíduos produzidos em Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra e, através desta medida, evitar a sua deposição em aterro", acrescenta a mesma nota.

Já a recolha seletiva multimaterial em 2024 apresentou até ao final do ano passado mais de 45.000 toneladas recolhidas nos diferentes materiais de plástico, metal/ECAL (13 629 toneladas); vidro (13 263 toneladas) e papel/cartão (18 775 toneladas).

De acordo com Nuno Soares, Presidente da Tratolixo, “os resultados destas recolhas são um contributo relevante de um esforço muito significativo que, mais do que nunca, é necessário reforçar continuamente para dar cumprimento às muitíssimo ambiciosas metas comunitárias de gestão de resíduos estabelecidas no PERSU 2030”.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.