Veículos de  emissões nulas de 2024: 80% das candidaturas pagas
ambiente

Veículos de emissões nulas de 2024: 80% das candidaturas pagas

Em comunicado, o Ministério do Ambiente e Energia informa que o Fundo Ambiental realizou hoje mais um pagamento no âmbito do programa de incentivo à Introdução ao Consumo de Veículos de Emissões Nulas (VEN), referente ao aviso de 2024.

Com este novo lote de transferências, "atinge-se o patamar de 80% de candidaturas elegíveis pagas, demonstrando a robustez da execução e o compromisso com a transição energética no setor da mobilidade", adianta a tutela.

Em março de 2025, acrescenta a mesma nota, os pagamentos feitos relativos a este aviso - que encerrou a 31 de dezembro de 2024 - correspondiam já a 56% das candidaturas elegíveis.

Com os pagamentos realizados hoje, relativos a mais 1596 candidaturas, o total de candidaturas pagas no âmbito deste aviso ascende 5540 candidaturas, em relação a 6871 candidaturas elegíveis. "Por exemplo, com os pagamentos efetuados esta quinta-feira, estão pagos 99,1% dos apoios para os veículos elétricos ligeiros de passageiros. E os apoios à aquisição de bicicletas de carga (Tipologia 3) já estão todos pagos", refere o Ministério. 

Em relação ao Aviso de 2024, no total, 6871 candidaturas consideradas elegíveis, segundo o Governo, os prazos de análise e pagamento "estão a decorrer dentro do esperado tendo em conta a dimensão e complexidade do programa".

O Ministério do Ambiente e Energia afirma ainda, na mesma nota, que foram também pagos hoje os apoios à aquisição de 46 veículos ligeiros de mercadorias do aviso VEN de 2025, num total de 276 mil euros. No que respeita a este aviso de 2025, cuja responsabilidade de gestão é agora da Agência para a Energia e Clima, a dotação de 13,5 milhões de euros foi esgotada poucos dias após a abertura. 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.